O título do Flamengo visto de uma forma diferente

Povo, Maracanã e favela. Se não for essa a combinação, é segregação.


Na véspera da decisão do Campeonato Carioca contra o Vasco, o Flamengo se envolveu em uma polêmica em relação ao termo "Festa na Favela". Segundo a empresa X-Tudo, contratada pela vice presidência de comunicação do Flamengo, "favela é algo associado à violência na cidade que moramos". Entretanto, o clube, em nota oficial, desmentiu tal acusação, mas admitiu que evita usar essa expressão nas redes sociais.

Antes dessa confusão, já tinha sido decidido que o mosaico que ocorreu no setor norte neste domingo estaria escrito "Festa na Favela". Pode ter sido uma mera coincidência ou uma grande jogada de marketing para fazer com que os torcedores mais populares se sintam representados em meio a uma diretoria que, por exemplo, até hoje não definiu a indenização de todas as vítimas do incêndio do Ninho do Urubu.



O público da final foi de 52.398 torcedores presentes. A marca só não foi maior devido ao fato da torcida vascaína ter deixado de comprar pouco mais de 10 mil ingressos do setor sul. Todos os outros setores, incluindo os mistos, foram esgotados somente pela torcida rubro-negra. 

Por ser o mandante do 2º jogo, o Flamengo preparou uma bela festa no Maracanã. Além do mosaico, teve fumaça vermelha e preta que deu um belo efeito.

O encontro das fumaças com o sol, por exemplo, resultou nessa foto abaixo: 


O Flamengo já havia vencido a partida de ida por 2x0. Com isso, o Vasco teria que ganhar, no mínimo, por 2 gols de diferença para levar pros pênaltis ou vencer por 3 gols para sair campeão. Contudo, isso não aconteceu. O rubro-negro repetiu o placar, dessa vez com gols de Arão e Vitinho e levantou pela 35ª vez o troféu de campeão carioca. O Fluminense, com 30 títulos, é o clube que chega mais perto do Flamengo, mas a distância ainda é grande. Não é à toa que o time da Gávea é apelidado de "Rei do Rio" devido à histórica soberania do Clube de Regatas no estado.

Além disso, o Vasco, com o vice campeonato de ontem, segue sem ganhar finais de seu maior rival no século 21. Agora, o cruzmaltino atualizou sua lista e soma 5 vices para o Flamengo em 19 anos: Carioca de 2001, Carioca de 2004, Copa do Brasil de 2006, Carioca de 2014 e Carioca de 2019.

O torcedor não perdeu a oportunidade para dar aquela provocada:


Mesmo sendo lembrados em todas as partidas no minuto 10, número o qual faz uma alusão ao número de vítimas do incêndio no CT, a Nação lembrou novamente dos Garotos do Ninho. Ao fim da partida, uma bandeira escrita "Garotos do Ninho" e com dez estrelas foi tremulada no gramado como um singelo gesto para mostrar que eles jamais serão esquecidos e que parte desse título foi  para os meninos.

A torcida do Flamengo deu um show e cantou a música inspirada em "Azul da cor do mar" de Tim Maia para homenageá-los:


Flamengo é isso. Por ser tão gigante, ele abrange as mais diferentes classes sociais, as mais diferentes raças, as mais diferentes religiões, entre outros. Mas no fim, todos tem um único intuito que é ver o Flamengo vencer, vencer, vencer. 

Para fechar a comemoração e pôr um fim de vez na polêmica inicial, a Nação cantou em alto e bom tom a música "Festa na Favela", criada a partir do hit "Poeira" de Ivete Sangalo.

 

Parabéns, Flamengo! 

Parabéns, Nação rubro-negra! 

Festa na favela!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembre todas as finais entre Flamengo x Vasco do Campeonato Carioca no século 21

EXCLUSIVO! Conheça mais sobre o perfil dos sócios torcedores do Flamengo

Sócio torcedor do Flamengo sofre alterações. Confira os novos preços